O diretor de Relações Institucionais Parlamentares do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque - acompanhado do diretor Bruno Lima - participam em São Paulo do Ciclo de debates do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) na Medical Fair Brasil.
De acordo com Rodrigo os debates têm como objetivo fazer uma análise crítica construtiva do SUS no Brasil e, a partir de então, nortear a atuação do Conasems para os próximos anos, considerando que se trata de uma política social efetiva, inclusiva e democrática.
Na ocasião, o professor Francisco Campos doutor em saúde pública, traçou um panorama do SUS com avanços e desafios até os dias de hoje e as perspectivas de melhoria e fortalecimento do sistema no país. Ele pontuou que a hierarquização das instâncias precisa ser seguida, uma vez que nem sempre isso ocorre como deveria ser nas instâncias CIR, CIB e CIT e até Ministério da Saúde.
De acordo com o estudioso, em algumas situações as pautas já chegam prontas e detalhadas para pactuação, sem passar pelos respectivos fóruns de discussões .
Durante a tarde, a também doutora em saúde pública, Lenir Santos, expôs sobre o pacto federativo e o papel dos municípios no SUS. A doutora em saúde coletiva Carmem Lavras também abrilhantou as discussões pontuando os desafios relacionados à Gestão do Trabalho no SUS