O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, foi enfático ao afirmar agora à noite, na abertura da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental José Félix Vilanova, que defender esta temática é uma das batalhas que os militantes do SUS devem travar.
"Este é o SUS que temos que lutar, o que acredito e que estou engajado como profissional de Saúde", reforçou.
De acordo com ele, a Conferência é o espaço ideal para conquistar politicas públicas de qualidade para a saúde mental que Alagoas e o país merecem e precisam.
O evento acontece até esta quarta-feira à tarde (22) no Centro de Convenções, em Jaraguá, e conta com a participação de 400 delegados de 80 municípios. "Vale destacar o esforço desta delegação que se deslocou de suas cidades mesmo com as chuvas dos últimos dias, que deixaram muitos desabrigados", afirmou Rodrigo.
Segundo ele, o Conselho Estadual de Saúde (CES) também está de parabéns por ter abraçado o desafio de fazer uma conferência na atual conjuntura, de continuidade da COVID-19.
No entanto, na opinião dele, o momento é mais que adequado, considerando o saldo atual dos problemas de saúde deixados pela pandemia.
O presidente do Cosems-AL pontuou ainda que a expectativa da entidade é que esta conferência traga novamente, e de maneira firme, a política de atenção humanizada, integral, atendendo aos princípios do
SUS e respeitando as necessidades dos usuários da rede de saúde mental.