A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Kátia Betina se reuniu ontem (16) com representantes do Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 para discutir o atual cenário do vírus em Alagoas.
A preocupação do GT se intensificou após a confirmação pelo Ministério da Saúde, nessa terça, do primeiro caso da subvariante BQ.1 do coronavírus no Estado.
Na reunião ficou constatado que as evidências apontam para o aumento do número de casos em dezembro por causa das festividades de fim de ano e jogos da copa do mundo.
Com base nesta reflexão, o Cosems-AL e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) recomendam que os municípios reforcem a cobertura vacinal, uma vez que os riscos de complicação diminuem nos pacientes com esquema vacinal completo.
Os membros do GT, que incluem infectologistas, incentivam como medidas sanitárias o uso de máscaras, sobretudo em ambientes fechados, evitar aglomerações e garantir a higienização das mãos com água e álcool a 70%.
O GT mostrou que 72,7% da população está vacinada com as duas primeiras doses, 44,8% com a 1ª dose de reforço e apenas 26,2% com a segunda dose.