Mais de 50 secretários municipais de Saúde participaram ontem (20), no Hotel Enseada, da última assembleia de 2021 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), cujas pautas incluíram as prestações de contas técnica e a financeira anual da entidade. O presidente do Conselho, Rodrigo Buarque, gestor da Saúde de Jundiaí, pontuou alguns avanços da Gestão municipal, a exemplo da vacinação contra a Covid-19 no Estado, que ultrapassou o percentual de 75% da população. Rodrigo creditou parte da conquista à parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Outro item destacado como avanço pelo titular do Cosems/AL foi o parque de hospitais novos para a saúde pública que, segundo Rodrigo, foi a virada de chave desta Gestão. No tocante à imunização contra a Covid-19, foi pactuada a realização em 15 de janeiro do Dia D da vacinação, com o intuito de promover a busca ativa do público que não aderiu a 2ª dose e a de reforço.
O presidente do Cosems anunciou os 53 municípios alagoanos beneficiados pelo programa Unidos pela Vacina com câmaras frias, caixas térmicas com termômetros acoplados e bobinas de gelo. Durante a assermbleia, o coordenador administrativo e financeiro do Cosems/AL Jackson Barros fez a prestação de contas financeiras da entidade e o coordenador de Apoio Técnico, Joelson Lisboa, expôs as atividades desenvolvidas pela Diretoria e equipe do escritório em 2021.
O titular da Sesau Alexandre Ayres enfatizou que este é o melhor momento institucional entre Sesau e os municípios pela junção de esforços entre as três esferas de governo. Ayres ressaltou que o presidente do Cosems, Rodrigo Buarque, tem dado o sangue pela saúde dos municípios e reforçou a importância da união entre os secretários para mudar a saúde pública de Alagoas, reiterando o compromisso com os gestores em continuar dando o melhor para apoiá-los no que for necessário.
O assessor jurídico do Cosems/AL, Vinícius Cerqueira, apresentou as alterações feitas no estatuto da entidade, que deve ser aprovado em assembleia dos secretários municipais de saúde até fevereiro de 2022. O documento será depois disponibilizado no site do Cosems/AL para eventuais observações dos gestores e posteriormente encaminhado ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Durante a assembleia o superintendente da Vigilância em Saúde, Herbert Charles Barros, apresentou o Programa CastraSim Alagoas para os gestores que, aproveitaram a oportunidade, para tirar dúvidas sobre o assunto.