SUS: Municípios alagoanos expõem trabalhos em Aracaju

Publicado em: 07/11/2022

Os municípios de Dois Riachos, Maribondo e União  dos Palmares expuseram em Aracaju, no período de 3 a 5 deste mês, banners sobre experiências e exitosas inscritas no Congresso Nacional do Conasems realizado em julho deste ano.

O trabalho de Dois Riachos foi sobre o Projeto Bem me Quero no Âmbito da Atenção Primária no processo de transformação do relacionamento com o próprio corpo.

Os autores são Karoline Lima, Eduarda Camilo,  Clévis Aécio, Alessandra Bulhões, Lara Damasceno e Rogério Ferro (gestor municipal da Saúde). 

Foram acompanhadas dez pacientes do sexo feminino entre 30 a 50 anos  moradores de Dois Riachos e usuárias do SUS, diagnosticadas com obesidade segundo o IMC.

Outra iniciativa de destaque exposta em Aracaju foi Cine Saúde: Dengue nos Bairros de autoria de Fábia Valentim e Carlos Jorge Bezerra.

O Cine foi pensado como uma estratégia na disseminação de mais informações à população sobre temáticas vinculadas a Saúde  de forma dinâmica,  promovendo uma reflexão sobre os cuidados com a saúde. 

A iniciativa intitulada Núcleo de Integração Psicológica: um olhar singular para a saúde mental foi de União dos Palmares pelos autores Maciely Feliciano e Geany Vergeth (secretária de Saúde de União).

O objetivo foi acolher o indivíduo em sua forma integral, levando em consideração o bem estar biopsicossocial por meio dos serviços ofertados.

Pelas regras do Conasems, Alagoas teve direito   a levar seis trabalhos em formato de banner para o Congresso de Aracaju. Os critérios previamente definidos pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) eram: seguir a classificação já obtida nos trabalhos apresentados para a Mostra Alagoas Aqui Tem SUS (ordem das notas), não era permitida a participação dos municípios que já  participaram do Congresso do Mato Grosso do Sul, e cada município só podia levar um trabalho.

Galeria de Fotos