Notícias

Cosems/AL participa em Salvador de Oficina de Atualização da Política Nacional de Educação Permanente

Quinta-feira, 05 de outubro de 2017

Mary Wanderley

A diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Gláucia Torres, também secretária de Saúde de Barra de Santo Antônio, e a apoiadora técnica do Conselho, Kathleen Moura, participam até esta sexta-feira (6) em Salvador, Bahia, da Oficina de Atualização da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Participam desta etapa do evento representantes dos nove estados da região Nordeste.

De acordo com a secretária de Saúde Gláucia, o objetivo geral das seis oficinas que acontecerão até dezembro é identificar e discutir elementos que contribuam para a atualização desta Política. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica que toma como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde e relaciona o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação e controle social.

A PNEPS tem por objetivo a qualificação e aperfeiçoamento do processo de trabalho em vários níveis do sistema, focado na melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços para o fortalecimento dos processos de gestão político-institucional do SUS no âmbito federal, estadual, municipal e local.  Vale ressaltar que a institucionalização da PNEPS tem como marco referencial a publicação da Portaria GM/MS nº 198 de 13 de fevereiro de 2004, como estratégia de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o SUS.

A referida portaria foi substituída pela GM/MS 1.996/07, a qual propões novas diretrizes para a PNEPS. Serão realizadas seis oficinas regionais com a duração de dois dias envolvendo os estados e foram organizadas seguindo programação pré-estabelecida. A oficina Regional Norte 1 vai acontecer nos dias 19 e 20 deste mês em Belém do Pará e participam os estados da Amazônia, Pará, Acre e Rondônia. A Norte 2 será nos dias 9 e 10 de novembro com Roraima, Amapá e Tocantins e será em Palmas no Tocantins.

Já a Centro-Oeste será realizada em Brasília nos dias 23 e 24 de novembro com o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso e a Oficina Regional-Sudeste será em Belo Horizonte nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro com os Estados do Espírito Santo,  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por fim, acontecerá a Oficina Regional-Sul nos dias 4 e 5 de dezembro em Florianópolis com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos das oficinas são analisar e discutir os resultados apresentados pelas pesquisas regionais; identificar os principais nós críticos no processo d e implementação e condução da PNEPS; e elaborar propostas para a atualização da PNEPS com base nas necessidades identificadas em âmbito estadual e municipal.   

 

 

Compartilhe esta notícia:

:: newsletter
COSEMS/AL © 2015 - Todos os direitos reservados.
Rua Ricardo César de Melo, 179 - Pinheiro - Maceió/AL - CEP: 57.055-670
Fone: +55 82 3326-5859 - cosemsalagoas@gmail.com
SET Web Studio