Notícias

Gestores e técnicos discutem estratégias para fortalecimento da Vigilância em Saúde

Sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Profissionais da área da II Macrorregião debateram sobre subfinanciamento e outras pautas de interesse do setor

Mary Wanderley

A Etapa Macrorregional da I Conferência de Vigilância em Saúde ocorreu em Arapiraca no último dia 16 e reuniu gestores, representantes do Controle Social, trabalhadores, estudantes de Medicina e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios da II Macrorregião de Saúde. 

A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros, expôs sua preocupação com a questão do subfinanciamento da saúde como um todo, a exemplo da Vigilância, salientando que o SUS é um sistema que perpassa por várias áreas. "Isto o torna mais complexo, considerando que não se trata de um plano de saúde que trata a doença e sua cura, mas foca na promoção, prevenção e cuidado", reforçou.

A participação popular também foi discutida, uma vez que os usuários falaram sobre as epidemias e que a responsabilidade com a saúde deve ser preocupação de toda a sociedade, não apenas dos gestores da área. Durante o evento, também foi bastante comentada a questão do subfinanciamento do SUS e o congelamento dos investimentos das políticas públicas por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que limita os gatos públicos por 20 anos.

Os trabalhadores alertaram sobre a unificação dos blocos de investimentos, alegando que os recursos aplicados na Vigilância em Saúde já são inexpressivos e demonstraram apreensão com o pós-unificação. As informações serviram de subsídios para os grupos de trabalho que formularam suas propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual.

 

Compartilhe esta notícia:

:: newsletter
COSEMS/AL © 2015 - Todos os direitos reservados.
Rua Ricardo César de Melo, 179 - Pinheiro - Maceió/AL - CEP: 57.055-670
Fone: +55 82 3326-5859 - cosemsalagoas@gmail.com
SET Web Studio